19 julho, 2016
por: Priscilla Rhein

Oi meninas,

Eu estava pensando sobre como temos um comportamento “engraçado” em relação ao trabalho. Será que realmente nunca estamos satisfeitos (na amplitude da palavra – tipo 100% felizes, acertivos, sucedidos etc), ou o problema sou eu que derrepente caio num “abismo de produtividade zero” ? rs

Engraçado como temos dias super produtivos e outros sem nenhuma motivação. Será que isso é inerente do ser humano? Será que isso é comum? Porque será que “o outro” sempre parece mais motivado, feliz, dedicado e produtivo que nós mesmos ? E o que fazer quando isso acontece ?

Essas são as muitas questões que o CG vai tentar te ajudar hoje. Vamos ver ?

mulher triste no trabalho

Por óbvio esse não é um problema exclusivamente seu, nem meu, mas sim de todos nós.  Vou começar me usando de exemplo.

Minha profissão anterior – advogada – me fazia ser neurotica com prazos. Trabalhar com processos e ser descuidado com o fator “tempo” são duas coisas que não combinam. Empurrada ou satisfeita eu precisava cumprir com as minhas obrigações, tinha dias com produtividade nível 10 e outro nível -20. rs

Ter um blog era um escape, ler revistas uma distração, ter rotina era por vezes chato, não ter férias além dos recessos do fórum nem se fala …Até que resolvi parar com tudo isso e acabar aqui.

Trabalhar pela internet parece ser o sonho de 20 em cada 10 pessoas. rs

Afinal, podemos trabalhar de qualquer lugar, em qualquer horário, sem nenhum chefe e ainda sem a pressão de alguem te dando ordens ! Parece um sonho mesmo, mas também não é bem assim …

workaholic-ou-worklover-destacada-blog-aiesec

A liberdade de ter tudo isso, pode se tornar um verdadeiro pesadelo se você não tiver a mesma ou até mais disciplina  e organização do que em um emprego comum. Para que você consiga ganhar dinheiro então .. nem se fala. rs

Estou dividindo tudo isso com vocês, porque já passei e as vezes ainda passo muita dificuldade quando “o dia que acordamos de saco cheio do mundo” chega, e mesmo assim você precisa cumprir suas tarefas. Com tudo o que já passei, aprendi que as vezes conseguimos burlar o tédio e os vilões da produtividade.

E, para isso, basta termos disciplina. Parece simples, eu sei, mas quando trabalhamos com a internet (no meu caso) é difícil resistir a tentação de olhar instagram, whatsapp, facebook, checar e-mails 1 milhão de vezes, abrir 900 abas no navegador ao mesmo tempo e por aí vai …. rs

Se você se identificou vamos ver alguns métodos para dobrar sua produtividade online: 

large-3

Manter o mínimo de janelas abertas no seu navegador

Geralmente nos abrimos trilhões de abas de coisas que ” supostamente nos interessam momentâneamente”, e tudo isso faz com que tenhamos a ilusão de que estamos realizando várias tarefas ao mesmo tempo.

Mas uma universidade de OHIO fez um estudo sobre as multitarefas (multitasking) – (AQUI) e, concluiram que : 

As pessoas que abrem várias janelas em navegadores não estão sendo mais produtivas. Elas apenas se sentem emocionalmente mais satisfeitas achando que estão trabalhando.

Bem interessante, né ? Nós nos autosabotamos !! Então temos que aprender a ter um foco, não parar uma atividade no meio e já pular para outra “aba”. Se tivermos o mínimo de janetlas abertas possíveis, melhor será nosso rendimento.

Estipule um tempo para o café e as redes sociais

blonde-coffee-cute-amplt3-fashion-girl-Favim.com-425446

O fato é que sempre interrompemos algo importante de trabalho para dar uma checada nas redes sociais ou (dar uma espairecida na cabeça). rs

Para que seu foco seja atingido separe um tempo, programe pausas para o café e distrações.

Isso irá evitar que uma olhada “inocente” no grupo do whatsapp faça você perder todo o ritmo e o fluxo de trabalho.

 Tenha horários pré-definidos para olhar emails

mulher-anotando-caderno-63546

Esqueça olhar seus emails de hora em hora. Para ser realmente mais eficiente e produtivo, você precisa definir horários para essa tarefa: Ex: 4 vezes no dia ( de manhã , antes do almoço, a tarde e antes de ir embora).

É importante que além de ler seus e-mails você execute as tarefas, tome uma ação ao verificá-los. Como por exmplo: Responder na hora, arquivar, anotar, executar uma atividade e etc …

O grande problema em deixar a caixa de e-mails aberta o dia todo ou checar minuto a minuto é que isso acaba desfocando sua produtividade, pois por muitas vezes temos apenas a “curiosidade” em saber o que está la ou o que determinada pessoa escreveu, e acabamos não tomando nenhuma ação no exato minuto. Deixamos para fazer ou responder depois, o que nos dá um re-trabalho.

Ou seja, sempre tome uma ação ao verificar seus emails.

Descubra o seu horário ou período mais produtivo durante o dia

KarenH

Sempre tem uma hora “X” do dia que estamos mais animadinhos, dispostos ou até mais felizes. Para uns esse momento ocorre de manhã, para outros a tarde e por aí vai … A dica é deixar as tarefas mais difíceis,  para fazer no seu horário de maior produtividade.

 ORGANIZE SUAS IDEIAS E TRABALHO:

4961442628_54541e5e6a_z_large

Você que já trabalha (ou pretende trabalhar) pela internet sabe que um dos maiores problemas atuais é o excesso de informação. Então precisamos organizar tanto as ideias como o trabalho. Como executar isso ? É simples !

– Dropbox

Se você trabalha em múltiplos computadores ou lugares, o Dropbox pode salvar a sua vida ao manter seus arquivos atualizados em qualquer computador, mesmo se você tiver um Mac e um PC.

– Evernote

Todas as suas ideias e anotações em um só lugar. Ao invés de guardar tudo em sua mente e esquecer a maioria de suas ideias apenas um minuto depois, você pode usar o Evernote para guardar e procurar rapidamente qualquer ideia.

Alguns usuários dizem que o Evernote é a sua mente, online. É uma afirmação que faz sentido já que colocar novas ideias e a procura por informações nesse aplicativo é muito fácil.

– 1Password

Talvez esse seja o aplicativo que mais pode salvar o seu tempo na internet e também aumentar a sua segurança.

O 1Password permite que você crie zilhões de senhas, mas tenha que se lembrar de apenas uma única senha mestre. Você nunca mais precisará se lembrar de nenhuma senha após esse aplicativo. Eu mesmo não sei de cor minha senha no Google, Facebook e inclusive esse site, porque eu só preciso lembrar de uma única senha e ele faz todo o trabalho restante.

– Pocket

Como encontrar e organizar preciosos artigos para você ler, aprender e usar como referência nos seus artigos futuros. O aplicativo Pocket (antigo read-it-later) faz isso muito bem, permitindo você: – Salvar artigos na internet para ler depois (online ou offline); – Organizar sua lista de artigos por tags e favoritos; – Ler esses artigos em um layout sem propagandas e com uma melhor experiência de leitura.

Uso esse aplicativo praticamente todo dia para ler artigos que já estavam na minha lista de leitura, assim como salvar novos artigos e procurar referências de ideias para os artigos que escrevo aqui no Blog.

– Mapas Mentais

Mapas mentais são uma das formas mais eficientes para você organizar seus pensamentos rapidamente.

Pense, por exemplo, nesse artigo. Ele possui mais em torno de 5.500 palavras, sendo um dos maiores artigos que já escrevi. Começar escrevendo do zero um artigo, sem planejamento algum, é uma péssima ideia.

Você precisa, pelo menos, ter algumas seções do seu artigo bem definidas e o principal assunto de cada uma delas. Caso contrário, a sua escrita será prolixa demais. Ou seja, você irá escrever, escrever e escrever, mas não transmitirá nada de valor para seu leitor. Como diz o poeta:

Escrever é a arte de cortar palavras

Frase contraditória para um artigo grande como esse, é o que você pensa? Na verdade, não… Você não deve limitar os valores e ideias que você traz para um artigo seu (até porque o Google adora isso), mas deve limitar ideias vagas, sem valor.

Veja o mapa mental abaixo que foi montado para direcionar esse artigo.

O software (para Mac)  é o Mindnode. Porém, se você não tem um Mac ou quer um aplicativo diferente, a versão online doMindmeister é bem interessante.

-Listas de Tarefas

É claro que elas não poderiam ficar de fora. O que seria de nós, empreendedores, sem a grande lista de tarefas para perseguirmos e concluirmos?

Listas de tarefas são a maneira mais fácil e prática de “corrermos” atrás de nossos projetos. Todos nós temos metas em nossas vidas, por mais que elas não estejam escritas na forma de projetos ou tarefas.

“Ajudar n pessoas online”, “Criar uma nova startup de sucesso”, “Lançar um novo produto digital no mercado”.

Essas são grandes tarefas (podemos chamá-las de projetos) que precisam ser divididas em várias tarefas para que possamos alcançá-las.

Nesse momento, entra a lista de tarefas para você colocar tudo o que é importante e que você precisa fazer para manter seu foco e não se perder no caminho.

Um software de tarefas para MAC é o  Things e o Basecamp para projetos online. Um aplicativo gratuito e online para colocar suas tarefas é o Wunderlist.

Bom meninas, espero que esse post e suas dicas tenham sido úteis para vocês aumentarem a produtividade no trabalho. Eu pesquisei bastante para trazer um conteúdo mais completo e bacana, em sites como viver de blog, curso “produtividade ninja”, e palestras sobre empreededorismo digital.

Eu quero saber a real opinião de vocês sobre posts como esses para que eu possa trazer mais conteúdos aqui pro CG. Então não esqueça de fazer seu comentário, ok ?

Beijos beijos

Pri

0

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:TOP dicas para os dias de produtividade zero no trabalho

  1. grazie

    Achei fantástico! Não trabalho com blogspot nem Internet, mas as dicas se aplicam
    a qualquer trabalho. Obrigada!