28 março, 2016
por: Priscilla Rhein
categorias: Make

Mais um post sobre make, e o de hoje é para ajudar a descobrir qual seu tipo de pele e os produtos ideais para cada uma nós. Conhecer o seu tipo de pele é fundamental para conseguir tomar a decisão acertada ao escolher os cuidados específicos de acordo com as necessidades da sua pele.

O que você come, a sua dieta, o seu nível de stress, os medicamentos que toma, a forma como você cuida do seu corpo em geral e o descanso, são alguns dos fatores que determinam a quantidade de óleo que a sua pele produz e também que aspecto vai ter. Há várias dicas para ter uma pele incrível que você pode seguir, mas talvez a mais importante seja identificar qual é o seu tipo de pele.

tipos-de-pele

Foto: Google

Tipos de pele

A maior parte dos especialistas distinguem 5 tipos de pele: A pele normal, a pele oleosa, a pele mista, a pele sensível e a pele seca. Cada tipo de pele tem as suas características particulares que requerem cuidados diferentes.

CUIDADOS BÁSICOS PARA TODAS AS PELES:

Limpar a pele diariamente de duas a três vezes por dia, com o sabonete indicado e água em temperatura ambiente a fria. Passa protetor solar com FPS 30 para o rosto diariamente ao menos três vezes ao dia. Sempre remover a maquiagem antes de dormir. Use somente produtos específicos para o seu tipo de pele. Consulte um dermatologista ao menos a cada seis meses para consultas regulares.

Pele Normal > A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e o que menos tem problemas e imperfeições, como desenvolver espinhas e manchas.  Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde. Possui toque macio e poros pequenos, finos e pouco visíveis.

PRODUTOS ESSENCIAIS

  • Hidratantes e tônicos (em creme ou gel)
  • Protetor solar para rosto FPS 30
  • Sabonete líquido para o rosto
  • Água termal

CUIDADOS BÁSICOS

Quando a pele tem tendência ao ressecamento, devem-se ter cuidados especiais. Limpe a pele rotineiramente com sabonete especifico para o rosto. Esfolie duas vezes por semana.  Beba água regularmente isso é um fator essencial para a hidratação de toda a pele, ajudando o corpo a se livrar de toxinas, como os radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce. Dieta em rica em vitaminas A,C e E também é um ótimo aliado para manter o rosto macio e jovem.

Pele Oleosa > Este é um tipo de pele que (como o seu nome sugere) produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas devido a vários fatores (principalmente o fator genético) têm maior actividade do que nas pessoas com pele seca, normal ou mista, o que leva a uma maior quantidade de secreção de sebo.

A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem e ao lixo que se vai acumulando, o que se revela num dos maiores problemas deste tipo de pele. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas.

PRODUTOS ESSENCIAIS

  • Gel hidratante para o rosto
  • Gel de limpeza profunda
  • Protetor solar para o rosto em gel com FPS 30
  • Água fria

CUIDADOS BÁSICOS

Nesse caso controlar a oleosidade é tudo. Limpe o rosto ao menos duas vezes ao dia para evitar o acúmulo de sebo, suor e detritos, mantendo os poros desobstruídos. A noite passe uma loção adstringente sem álcool para remover o excesso de oleosidade e passe um hidratante livre de óleo (oil-free). Na hora de comprar maquiagem procure produtos também livre de óleos. Pó facial translucido também ajuda nesse combate do dia-a-dia, evitando aspecto gorduroso durante o dia.

Pele Seca > De todos os tipos de pele, a pele seca será o que requer mais cuidados, devido á sua tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, ter menos elasticidade bem como desenvolver rugas e linhas de expressão do que os outros tipos de pele.

PRODUTOS ESSENCIAIS

  • Creme hidratante para pele seca
  • Protetor solar para rosto com FPS 30
  • Água termal
  • Sabonete líquido para o rosto

CUIDADOS BÁSICOS

Alimentos ricos em água, como frutas e vegetais, são essenciais para a dieta de quem tem pele seca. Evite álcool e bebidas que contenham cafeína, por que desidratam o corpo. Caso não consiga fugir do cafezinho, tome um copo de água para cada xícara de café. Umidificar os ambientes também ajuda muito na hidratação da pele, além de evitar o ar condicionado e os aquecedores, que ressecam o ar. Outra ótima dica é colocar algodão umedecido sobre a pele enquanto descansa ou assiste tv.

Pele Sensível > A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis e se torna irritada e inflamada muito facilmente. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais.

PRODUTOS ESSENCIAIS

  • Loção adstringente sem álcool
  • Produtos dermatologicamente testados
  • Cosméticos hipoalérgicos
  • Água termal

CUIDADOS BÁSICOS

Use produtos de limpeza para pele que tenham sua composição mais leve e não contenham álcool. Evite o uso constante de maquiagem. Preste atenção aos sinais e consulte um dermatologista com regularidade. Geralmente a pele apresenta alguma deficiência e necessite de um tratamento especifico.

Como saber qual o tipo de pele que você tem ??

Se você não conseguiu descobrir o seu tipo de pele depois de ler as características listadas acima aqui fica uma dica que o pode ajudar. Tudo o que você precisa é de um lenço seco e limpo para limpar o rosto. Ao acordar de manhã limpe o rosto com o seu lenço e olhe para ele. Aqueles que têm pele normal vão notar que o lenço não ficou com óleo e sentem a pele do rosto flexível, vibrante, fresca e elástica. Os que têm pele oleosa vão ver que seu lenço ficou com manchas transparentes causadas pelo excesso de óleo na pele. Normalmente o óleo é encontrado em maior quantidade na área do nariz, bochechas e testa. No entanto se houver óleo apenas no centro a sua pele pode ser um tipo de pele mista, isto é, se você verificar que o óleo vem apenas do nariz e testa (consideradas as áreas do rosto com mais óleo) e não das bochechas. Se depois de limpar a pele você não encontrou óleo no seu lenço e sente a sua pele como se estivesse esticada ou presa, com pouca elasticidade, áspera e uma sensação de secura o mais certo é que você tenha pele seca. Pessoas com a pele sensível vão notar que sua pele fica com manchas muito facilmente e não reage muito bem aos produtos de cuidados com a pele, ficando inflamada ou com coceira.

tipos-de-pele (1)

Foto: Google

GOSTARAM MENINAS ??

Beijos beijos

Pri

1

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentário:Descubra qual seu tipo de pele e os produtos ideais para usar !

  1. Wanda Rodrigues

    EU QUERO

  2. vanda pinheiro

    eu quero

  3. ROSIMEIRE

    EU QUERO, COMO VOU COMPRAR MINHA PELE E OLEOSA, QUANTO CUSTA O PRODUTO TENHO 45 ANOS E TENHO RUGAS NO CONTORNO DOS OLHOS , MANDA NO MEU E.MAIL TA BOM TO AGUARDANO ;